sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aplicando uma aula do Portal do Professor
UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia
Co-autor(es) Rita de Cássia Roger Mariano
Obs.: Aula já adaptada para minha turma
Jogo da memória como estratégia para se trabalhar a leitura e a escrita do próprio nome e dos colegas.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
ü  Apropriar-se da escrita e leitura de seu próprio nome e o de seus colegas, utilizando-os significativamente dentro do contexto social
ü  Construir informações sobre as letras utilizadas na escrita de seu nome e dos colegas, bem como identificar seu valor sonoro, quantidade, variação, posição e a ordem em que estão dispostas.
ü  Ampliar as competências relativas ao sistema de escrita.
ü  Construir um repertório de palavras estáveis que sirvam como referência na leitura e escrita de novas palavras.
ü  Evoluir nas hipóteses de escrita.
Duração das atividades
Durante todo o semestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante introduzir os jogos com as crianças mostrando que há regras e combinados que devem ser seguidos enquanto jogamos. Jogue com todas as crianças juntas. Algumas jogando e outras observando como se joga. Depois se invertem os papéis, quem jogou observa e quem observou, joga.
Estratégias e recursos da aula
Introdução:  
Na Educação Infantil encontramos oportunidades de tornar o processo de letramento e alfabetização das crianças – processo esse que se inicia muito antes da criança ir para a escola – momentos divertidos e interessantes. A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade. Nesse sentido, os jogos se mostram grandes aliados dos professores por despertar a curiosidade e o prazer pela atividade  tendo como estratégia o lúdico no espaço da sala de aula.  
 Primeiro Momento:
Se as crianças ainda não conhecerem o jogo da memória introduza a atividade de forma gradativa. Primeiramente, com  jogos apenas de imagens separados por temas: animais, frutas e objetos diversos, incentive as crianças a encontrarem os pares. Trabalhe inicialmente com as cartelas das figuras viradas para cima.  Quando os alunos dominarem melhor o jogo pode-se jogar com as cartelas viradas para baixo. Disponibilize vários jogos formando grupos de 3 a 4 crianças e dê um tempo para que explorem o jogo.   Deixe-as explorar o jogo e ajude àqueles que ainda demonstram não compreender as regras.
  
Segundo Momento:  
Ao perceber que as crianças já conseguiram dominar bem o jogo da memória com imagens, introduza então o jogo da memória com imagens e nomes correspondentes. Siga os mesmos procedimentos do primeiro momento. Mostre as imagens associadas aos nomes correspondentes e deixe que as crianças manipulem as peças. Só depois que elas reconhecerem as imagens e as escritas correspondentes, organize o jogo do modo convencional. Siga a mesma orientação anterior deixando que as crianças explorem bastante.
Terceiro Momento:
-  Organize grupos de 5 alunos. Oriente os alunos a colocar as cartelas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhá-las. Peça que decidam a ordem de jogar.
-  Oriente cada aluno, na sua vez, a desvirar duas cartas. Se o nome da 1ª carta for correspondente ao dono da foto,, forma-se um par. O aluno fica com as cartas e continua a jogar. Se as cartas forem diferentes, não se forma par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
-   Ganha quem formar o maior número de pares. O jogo da memória pode ser adaptado para trabalhar com sólidos geométricos (cubo, paralelepípedos, pirâmide, cilindro, cone, etc.) figuras geométricas planas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo etc) ou para trabalhar a associação de quantidades de elementos com o numeral correspondente.  
Recursos Complementares
Professor, consulte o livro:
CENTURIÓN, Marília...[et al]. Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil.  São Paulo: FTD, 2004.
Ele traz muitas sugestões para enriquecer sua aula na Educação Infantil.
Avaliação
Observe a compreensão das crianças sobre o jogo.
Elas conseguem compreender e cumprir as regras do jogo?
 Identificam e associam as peças iguais?
 Já reconhecem a escrita de alguns nomes?
 Fazem a associação entre a imagem e a escrita?
As crianças melhoraram o raciocínio lógico?


Avaliando a atividade dada
A aplicação da atividade tem sido bem dinâmica e divertida, os alunos se interessam bastente. Para “ler” o nome dos amigos eles se apoiam na primeira e última letra dos nomes, e assim vão ampliando seus conhecimentos, bem como identificar o valor sonoro das letras, quantidade, variação, posição e a ordem em que estão dispostas. Esse jogo é bem legal, pois além de aprenderem a leitura e a escrita com ele, eles também aprendem a respeitar as regras do jogo, como esperar sua vez para jogar e ter concentração.


             

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